O bandoneon é um instrumento de sonoridade única, carregado de história e emoção. Desde sua criação na Alemanha até sua consagração no tango sul-americano, ele se tornou uma peça essencial na música mundial. No entanto, sua estrutura complexa sempre representou um desafio para o uso de equipamentos de captação de som. Afinal, microfonar o bandoneon de forma eficiente, sem comprometer sua pureza sonora e dinâmica, era uma tarefa difícil.
Então foi pensando nesse desafio que a Harmonik desenvolveu o Arnold, o primeiro captador criado exclusivamente para bandoneon, proporcionando uma solução que alia praticidade, fidelidade e respeito à tradição do instrumento.
A história do Bandoneon: de Henrich Band a Alfred Arnold
O bandoneon foi criado no século XIX por Henrich Band, na Alemanha, com o propósito de substituir os órgãos das igrejas em cerimônias religiosas. Mas foi Alfred Arnold, em Carlsfeld, que elevou sua construção a um novo patamar, criando o icônico Doble A (AA), que se tornou referência mundial.
Ao desembarcar na Argentina e no Uruguai, o bandoneon encontrou seu verdadeiro lar na música. No tango, cada nota carrega uma história de paixão, saudade e resistência. Mas, apesar de sua potência emocional, o bandoneon sempre enfrentou dificuldades de amplificação, principalmente em apresentações ao vivo. Essa história, no entanto, mudaria completamente quando os músicos e engenheiros da Harmonik desenvolveram um captador especialmente projetado para este instrumento ímpar, o qual você conhecerá em detalhes nos próximos parágrafos.

Como criamos o Arnold: um encontro entre tradição e inovação
Foi em uma viagem para Buenos Aires que o Arnold começou a ganhar vida. A Harmonik reuniu alguns dos maiores bandoneonistas, construtores e luthiers da atualidade para um encontro único. O objetivo, portanto, era sentir o que o bandoneon sente, entender cada detalhe do seu som e capturar sua essência com máxima fidelidade.
Entre os músicos e especialistas estavam Chino Molina, Daniel Barrientos, Mathias Gobo, Jean Pierre Bianchi, Baltazar Estol, Marcos Aguinaga, Helena Ruegg, Francisco Martines e Julio Coviello. Cada um trouxe sua experiência, sua forma de tocar e sua visão sobre o instrumento. Entre conversas e acordes, fomos moldando, ajustando e testando o Arnold até alcançar a perfeição. Foi ali que soubemos: o Arnold estava pronto para seguir seu caminho, carregando no som a alma de quem vive pelo bandoneon.

Principais características (e diferenciais) do Captador Arnold:
- Captação homogênea: Seis microfones distribuídos estrategicamente em cada lado do instrumento.
- Fidelidade sonora: Mantém a naturalidade do som do bandoneon, sem distorções.
- Instalação sem modificações: Não é necessário furar o instrumento. Você pode fixá-lo de forma segura no parafuso da correia.
- Tecnologia de ponta: Microfones ultrafinos (menos de 3 mm de espessura) que não interferem na mecânica do instrumento.
- Conectividade segura: Conectores mini-XLR com trava, evitando desconexões acidentais durante a performance.
- Alimentação via Phantom Power: Não utiliza bateria, garantindo praticidade e confiabilidade.

Por que escolhemos o nome Arnold?
Nós não escolhemos o nome Arnold ao acaso. Ele é uma homenagem a Alfred Arnold, o artesão responsável pela construção dos bandoneons mais lendários da história. Assim como ele inovou na fabricação do instrumento, na Harmonik também estamos inovando a forma como o som do bandoneon é captado e amplificado. Ou seja, mais do que um nome, Arnold representa a continuidade de um legado.
O futuro da captação para Bandoneon
Com o Arnold, os músicos de bandoneon agora têm mais controle sobre seu som no palco, sem depender exclusivamente de técnicos de áudio ou microfones externos. Isso porque a captação preserva a expressividade do instrumento e proporciona um retorno de qualidade superior em qualquer ambiente.
Por isso, se você quer levar essa inovação para o seu som, clique aqui e descubra como o Arnold pode transformar suas performances!
